Comportamento

Aprenda A Controlar Emoções Difíceis

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A importância da atenção plena e para o bem-estar geral é mais conhecido do que nunca, mas saber por onde começar essa jornada pode ser difícil.
Existe uma técnica chamada NAV (Name, Accept and Validate), que é uma ferramenta simples, mas eficaz, para ajudar as pessoas a responder às emoções difíceis com gentileza, em vez de julgamento. (Veja mais no livro de Sarah Jane Arnold.)

Um ato essencial de auto-bondade envolve aprender como responder a nós mesmos de uma forma construtiva, com bondade e compaixão, quando estamos nos sentindo emocionalmente desafiados:

emoções dificeis

1. Nomeando o que está sentindo

2. Aceitando o que está sentindo

3. Validando o que está sentindo

A sigla ‘NAV’ (Nome, Aceitar e Validar em inglês) pode ajudá-lo a se lembrar disso. Experimente da próxima vez que perceber que está sentindo emoções fortes ou desafiadoras.  A técnica pode reduzir o impacto dessas emoções, capacitá-lo a vê-las com gentileza e compreensão e, por fim, conduzi-lo a um aumento da autocompaixão, consciência e bem-estar.
Veja como você pode aplicar a técnica NAV:

Aprenda A Controlar Emoções Difíceis

Nomear suas emoções, de preferência com uma palavra, é uma ótima maneira de reconhecer o que você está sentindo e por quê.
É fácil perder o contato com nossas emoções quando estamos ocupados com as demandas da vida, então adquirir o hábito de reconhecer e nomear seus sentimentos pode ser uma ótima maneira de se reconectar consigo mesmo e identificar quais são suas necessidades naquele momento.
As emoções comunicam informações importantes sobre nossas experiências, então tente adquirir o hábito de notá-las com apreço e curiosidade.

Depois de nomear suas emoções, o próximo passo é praticar a aceitação de tudo o que você está sentindo. Isso é mais difícil do que parece, especialmente quando experimentamos emoções negativas.
É importante lembrar que aceitação não significa que você goste de experimentar esse sentimento. Aceitar é entender que essa emoção existe para você agora, sem resistir, ignorar ou tentar lutar contra ela.

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Essa etapa é importante porque, tentar evitar ou lutar contra emoções desagradáveis ​​geralmente tem o efeito oposto. Por exemplo, tentar se forçar a sair de um período de tristeza pode causar sentimentos negativos adicionais, como a frustração, o que aumenta sua reação ao estresse e afetar negativamente seu bem-estar.
Fazer um julgamento de sua experiência emocional pode evitar essa espiral descendente e capacitá-lo a lidar com os altos e baixos emocionais com mais facilidade.
Em um mundo onde estamos constantemente expostos a imagens photoshopadas, filtradas e selecionadas da vida de outras pessoas, pode ser fácil nos repreender por termos dias ruins ou sentimentos negativos.
Validar suas emoções significa se dar permissão para ter experiências emocionais difíceis e se assegurar de que é uma parte normal e essencial da experiência humana.

Mesmo que você ainda não entenda por que está se sentindo assim, validar a si mesmo que, o que você sente é real e importante pode reduzir a intensidade dessas emoções e ajudar a proteger sua saúde mental a longo prazo.
A técnica NAV parece simples, mas a maioria das pessoas experimentará suas próprias barreiras em uma ou mais etapas do processo.
Por exemplo, se você cresceu em um ambiente onde esperava que apresentasse um exterior feliz para o mundo, independentemente do que estivesse sentindo por dentro, talvez você descubra que aceitar e validar emoções negativas exige um pouco de prática.

Isso é perfeitamente normal à medida que você muda gradualmente sua resposta às experiências emocionais negativas.
As pessoas costumam responder a esses sentimentos com julgamento, censurando-se por estarem aborrecidas, enquanto outras enfrentam desafios aparentemente maiores.

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A técnica NAV pode ajudá-lo a responder com gentileza e aceitação, e assegurar-se de que não há problema em sentir dor e luta e que seus sentimentos sobre a situação são válidos e importantes.
A técnica NAV não é uma cura milagrosa para qualquer experiência difícil em sua vida, no entanto, com a prática contínua, você pode se surpreender com seus efeitos em seu bem-estar emocional e em sua compaixão por você e pelos outros.

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