Comportamento

A Importância De Ter Paciência

0

Quando crescemos, muitas vezes nos dizem que paciência é uma virtude, mas nem sempre aprendemos por quê.

Paciência, sem dúvida uma das habilidades mais fundamentais da vida, é algo que determinará se a viagem para casa, uma espera na fila ou uma situação social será vivida com facilidade ou dificuldade.

Provavelmente, quando crianças, somos os mais impacientes – quando não podíamos ter o que queríamos no momento em que queríamos, surgiam acessos de raiva e o inferno na terra.

Ao longo de nossas vidas, podemos nos lembrar de momentos em que recebemos a ordem de “sermos pacientes!” por professores, pais e outras figuras de autoridade, mas você consegue se lembrar de ter sido ensinado claramente como ser paciente? Não, nem eu.

paciência, como ser mais paciente

Talvez seja por isso que nossa impaciência infantil também foi transmitida ao nosso mundo adulto. Você vê motoristas perdendo a calma no trânsito, leitores online que comentam antes de ler o artigo completo e acessos de raiva frustrados quando as pessoas têm uma conexão lenta com a Internet, ou até mesmo os haters.

No mundo em evolução da gratificação instantânea, nossa expectativa de resultados imediatos está fluindo para todos os aspectos de nossas vidas.

Vivemos em uma época em que os varejistas podem nos fornecer entrega no mesmo dia, filmes e programas de TV em instantes e aplicativos de smartphone reduzem significativamente (ou removem completamente) a espera por um táxi, seu próximo encontro ou uma reserva em seu restaurante favorito.

E, como resultado, estamos todos ficando mais impacientes do que nunca.

A paciência muitas vezes é descrita como “nada mais do que a vontade de viver a vida na velocidade em que ela realmente acontece” e dizemos que “a impaciência está sempre esfaqueando o impossível”.

Pense no processo que suportamos quando nos sentimos impacientes: quando estamos assistindo a uma apresentação de trabalho entediante, ficamos preocupados com a hora de término; quando estamos presos em um tráfego intenso , estamos reclamando que não está se movendo mais rápido; quando somos informados de que um voo está atrasado, ficamos irritados por termos que esperar.

Essas reações nos impedem de enfrentar nossa realidade atual e nos forçam a nos concentrar em nossas expectativas de como as coisas deveriam ser.

Toda a inquietação, preocupação e luta com nossa situação atual não fazem nada para melhorar ou mudá-la. Ficar irritado com a espera não faz com que a fila ou o tráfego se movam mais rápido, mas ficar sentado nessa situação sentindo-se descontente torna tudo desagradável.

POR QUE NUNCA SOMOS ENSINADOS A SER PACIENTES?

A Importância De Ter Paciência

Esse conceito de ter situações desagradáveis, porque escolhemos ser impacientes nesses momentos, tem sido uma revelação para mim.

Não sei sobre você, mas eu gostaria de poucos momentos desagradáveis ​​na vida, especialmente se essa for uma escolha que eu possa fazer conscientemente.

Considerando como essa abordagem pode mudar vidas, por que não somos ensinados a ser pacientes?

A professora budista Duda Baldwin diz que tudo se resume a viver em um mundo de “fazer e ter”.

Fomos criados de uma forma em que aprendemos e fortalecemos nosso foco em alcançar – chegar à meta, realizar nossos desejos. Nossa sociedade nos educa (que) para sermos felizes, temos que conquistar certas coisas.

“Essa cultura de expectativas, com um certo prazo para todos os aspectos de nossas vidas, é contrária à paciência. Não aprendemos a ter paciência em nossa sociedade porque ela entra em conflito com o sistema de valores do mundo ocidental. ”

COMO PODEMOS APRENDER A SER PACIENTES?

A Importância De Ter Paciência

A boa notícia é que se pode aprender a ter paciência.

A psicóloga clínica de Melbourne, Dra. Lillian Nejad, diz que, embora não nascamos com paciência (isso fica claro quando você vê um bebê gritando por comida quando está com fome), é uma habilidade que pode ser aprendida com o tempo, para que possamos nos adaptar ao nosso ambiente.

Aprender sobre a importância da paciência e fortalecer sua habilidade de paciência requer prática, diz ela, e você pode começar monitorando seus pensamentos, sentimentos e comportamentos impacientes.

“Verifique a frequência de suas experiências de impaciência, anotando cada vez que você se sente frustrado. Essas informações ajudam a entender seu nível de impaciência e as situações específicas nas quais você é mais vulnerável ”.

Então, você precisa tomar a decisão de ser paciente nos momentos em que perde a calma.

Ao fazer mudanças em como você responde a essas situações, você pode modificar seus pensamentos e comportamentos associados a elas.

Para respostas físicas: se você tende a cerrar as mãos, observe essa resposta e, em seguida, abra-as propositadamente; se você sentir um aperto no peito, respire fundo; se você fizer uma careta, tente sorrir. Essas ações físicas são muito eficazes na redução dos níveis de raiva e frustração.

“Para pensamentos: diga a si mesmo: ‘Tudo bem’, ‘Não é o fim do mundo se demorar mais’, ‘Eu posso lidar com isso’.

“Para comportamentos: opte por se comportar de forma oposta ao que você normalmente faria. Por exemplo, em vez de gritar ou revirar os olhos, seja extremamente educado e afetuoso com a pessoa que está causando o seu atraso. ”

E para aqueles de nós que realmente querem chutar a bunda da impaciência, a doutora recomenda buscar oportunidades de praticar a paciência.

“Desafie-se regularmente colocando-se em situações que normalmente levariam a respostas impacientes – espere na fila mais longa do supermercado, dirija atrás de um carro com uma placa em L, converse com seu amigo mais chato. Antes que você perceba, você será um especialista em paciência. ”

POR QUE É IMPORTANTE APRENDERMOS A TER PACIÊNCIA?

A Importância De Ter Paciência

Você provavelmente está pensando: tudo bem e muito bem aprender a ser paciente, mas o que ganhamos sendo paciente? Qual é realmente a importância da paciência?

Felizmente, os resultados são incrivelmente benéficos.

Por um lado, você estará equipado com a capacidade de tornar as situações diárias desafiadoras infinitamente menos terríveis.

Quando somos pacientes, nos retiramos de um lugar de medo e entramos em um lugar de mais alegria.

Também ganhamos clareza. Quando removemos a pressa de nossa mente, temos ideias melhores sobre o que realmente queremos e qual é a melhor solução para nosso desejo ou problema.

Quando exercitamos a paciência, sentimos mais compaixão e bondade pelos outros e por nós mesmos.

Podemos estar mais presentes e não fazer barulho apenas porque ficamos nervosos e em pânico. Ganhamos mais energia porque ficamos menos tensos e melhoramos nossos relacionamentos porque as pessoas são atraídas por nós pela nossa positividade.

E não adoraríamos todos um pouco mais disso? Eu sei que certamente quero.

Como Alisar O Cabelo Em Casa Sem Formol. Dica De Alisante De Chuveiro Realmente Funciona?

Previous article

Aprenda A Controlar Emoções Difíceis

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *